Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Funcionários de empresas sofrem com falta de horários de ônibus

Funcionários de empresas sofrem com falta de horários de ônibus

20211214 embalixoEmpresas da região do Nova Europa relatam dificuldades de horários do transporte compatível com entrada e saída de seus funcionários

Funcionários de empresas da região do Jardim Nova Europa têm enfrentado dificuldades para chegar aos seus locais de trabalho devido aos horários do transporte coletivo municipal e intermunicipal em Hortolândia. O vereador Eduardo Lippaus (PTB) esteve em contato com a Embalixo, nesta segunda-feira (13 de dezembro) para saber as reais necessidades dos funcionários desta e das empresas vizinhas.

A empresa, que está em Hortolândia há dois anos, começou a enfrentar problemas com o transporte de seus funcionários pelos ônibus municipais e intermunicipais e teve que investir em fretados, para que não ficasse com os turnos desfalcados. De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Vânia Schunck, nem os funcionários que tem a jornada de trabalho em horário comercial conseguem utilizar os ônibus pela escassez de horários das linhas 343 (Jardim Malta) e 344 (Jardim Aline). “Como viemos de uma planta de Campinas ainda temos muito funcionários da cidade que têm muitas dificuldades com o transporte intermunicipal, em específico com a linha 695. Tanto que a maior parte dos nossos funcionários fora da produção tem que usar transporte particular”, explicou Vânia.

Os jovens aprendizes também estão com dificuldade de acesso a transporte em horários que condizem com suas entradas e saídas. “Muitas vezes os jovens têm que esperar mais de hora pra pegar o ônibus, ou entrar no bairro São Camilo para ter acesso a uma outra linha e poder ir embora”, relatou a coordenadora.

Outro problema enfrentado é a saída do terceiro turno, sendo a maioria dos funcionários são mulheres, o local não oferece segurança nem ônibus nos horários, o que pode colocá-las em risco. “Pensando nelas e nos demais funcionários da produção é que investimos no fretado, mas nosso objetivo é poder ter um transporte municipal e intermunicipal para que os funcionários possam vir e voltar em segurança e sem se atrasar”, explicou a Dra Lara Meirelles Costa, do setor jurídico.

O controlador da Embalixo, Ademir Rossi, relatou que outras empresas da região também estão enfrentando problemas com o transporte dos funcionários. “Temos uma nova empresa se instalando aqui ao nosso lado e eles têm quase 400 funcionários nos turnos e também precisam de apoio com relação ao aumento de horários”.

O vereador Lippaus comentou como a cidade cresceu nestes últimos anos e que o transporte, infelizmente, não evoluiu como o restante das áreas. “Ao longo dos anos Hortolândia foi pensada para se desenvolver e o prefeito Ângelo Perugini pensou em projetos que interligassem a cidade toda, mas o transporte precisa evoluir. Temos um dos transportes mais caros da Região Metropolitana de Campinas, mas de péssima qualidade”, elencou.

O parlamentar ainda explicou que levará as demandas para a Câmara, e conversará com as Secretarias de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico para encontrar soluções e atender às necessidades dos trabalhadores. “Em relação ao transporte intermunicipal faremos documentos à EMTU e ao Governo do Estado para que possamos, de alguma maneira, contribuir com as mudanças”.