Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > 2º Conselho Tutelar de Hortolândia é diplomado

2º Conselho Tutelar de Hortolândia é diplomado

20211210 conselho tutelarNovo conselho atuará nas regiões do Jardim Novo Ângulo e Jardim Amanda

O 2º Conselho Tutelar de Hortolândia foi empossado na manhã desta sexta-feira (10 de dezembro) em solenidade realizada na Câmara Municipal de Hortolândia. A nova turma foi eleita em 10 de outubro deste ano com o objetivo de ampliar o atendimento às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Hortolândia já conta com um Conselho Tutelar e este novo ficará responsável por atender crianças das regiões do Jardim Novo Ângulo e Jardim Amanda, com mandato até janeiro de 2024. Segundo o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, o trabalho que os novos conselheiros vão desenvolver é difícil, mas gratificante. “Damos boas vindas aos novos conselheiros e suplentes, vocês têm uma tarefa difícil, mas possuem o conhecimento necessário para enfrentar as dificuldades e amparar nossas crianças e adolescentes em uma época turbulenta com pandemia na cidade”.

“Os conselheiros terão um papel muito importante e sempre terá alguém que desacreditará seu trabalho, pode ser o melhor para as crianças e adolescentes, mas terão sempre alguém agindo contra, mas sigam o caminho sempre movidos pela legislação, com a consciência tranquila do papel decisivo que estão fazendo na vida das nossas crianças”, comentou Paulo Pereira Filho, o Paulão, vereador e presidente da Câmara.

As palavras da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cláudia Maria Melo da Silva, também foram esclarecedoras: “estamos neste processo de elaboração do novo conselho e eleição desde o começo deste ano, foi um assunto complexo, e vocês, conselheiros, passaram por um longo caminho também desde análise de vida pregressa, demonstração de conhecimento e análise psicológica, até serem eleitos. Vocês abraçaram uma missão importante e hoje se tornam paladinos da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O trabalho, muitas vezes, esbarra no preconceito, na falta de estrutura, falta de recursos e na insegurança. Os conselheiros sentem na pele a ameaça, o ódio e muitas vezes temem pela sua integridade física, mas continuam seguindo com seu papel para defender quem não tem como não se defender sozinhos. O conselho tutelar promove proteção para que as crianças se desenvolvam para ser tudo o que elas possam ser”.

Compareceram no evento ainda os vereadores Aldemir Clemente (PODEMOS), Ananias José Barbosa (PSD), Carlão do Nova Europa (DEM), Derli de Jesus Athanázio Bueno (MDB), Dionatan Domingues (PSDB), Edivaldo Sousa Araújo (PSD), Eduardo Lippaus (PTB), Valdecir Alves Pereira, o Nego (PSD). O deputado federal Carlos Zaratini (PT), a presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, a Secretária Adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Alessandra Amora Barchini, o secretário de Cultura, Régis Bueno, o secretário de Habitação, Rogério Mion, e secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, estiveram presentes na diplomação.

Conheça os conselheiros:

• Aline Cristina Santos Padilha