Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Parlamento é modelo para outras regiões do Estado de SP

Parlamento é modelo para outras regiões do Estado de SP

20211015 parlamentoMovimentos feitos por vereadores tem trazido grandes mudanças para a RMC

O trabalho realizado há anos pelo Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas, o engajamento dos presidentes de Câmaras e os avanços para essa região serviram de modelo para implantação de novos parlamentos em várias regiões do Estado de São Paulo. A informação foi divulgada durante a 5ª sessão ordinária do Parlamento Metropolitano, realizada na manhã desta sexta-feira (15 de outubro), na Câmara de Hortolândia.

Todas as lutas travadas e a união das 20 cidades da RMC foi o destaque em vários discursos feitos durante o encontro de hoje. O presidente do Parlamento, o vereador e presidente da Câmara de Campinas, Zé Carlos, falou da importância da união e de como isso refletiu em melhorias mais rápidas para a região. “Somos uma família, estamos sempre nos comunicamos, temos um compromisso com a Região Metropolitana de Campinas, e nossas lutas conjuntas já deram resultados, e nosso esforço foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que usou nosso parlamento como modelo para implantação em várias regiões do Estado e também em outras regiões do país”, comentou.

O anfitrião do evento, o presidente de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL), falou como nossa região tem se destacado no Estado pela organização. “Estamos constantemente buscando ações que tragam melhorias para nossas cidades. Somos todos ligados, estamos todos compartilhando divisas e problemas. Com a união somamos esforços para avançarmos em questões que há anos lutamos solitariamente”, ressaltou.

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, também ressaltou como o Parlamento é importante. “Estive por 8 anos como vereador e já estive à frente do Parlamento, sei dos desafios dos vereadores, e vocês [do Parlamento} tem sido muito importante e têm ajudado demais os Prefeitos em muitas conquistas”.

Entre tantas mudanças, o destaques vao para a duplicação da Rodovia Miguel Melhado, facilitando o acesso de Valinhos e Vinhedo até o Aeroporto de Viracopos. A duplicação foi resultado de muita conversa com o Governo do Estado através do Parlamento. Vale ressaltar que foi montada uma Comissão para acompanhar a evolução das obras, com representantes das Câmaras de Valinhos, Vinhedo, Campinas, Indaiatuba e Monte Mor.

Zé Carlos, o presidente do Parlamento, ainda ressaltou que está em tratativas com o Governo do Estado para organizar uma reunião entre o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para discutir ações para melhorar a mobilidade do viário na Região Metropolitana. “Muitas das nossas cidades, as menores, têm sofrido com problemas de escoamento de suas produções e também com a circulação de moradores por falta de acesso às grandes rodovias. Essa conversar deve acontecer logo, assim poderemos buscar uma solução mais acertada beneficiando muitas cidades”.

Da Câmara de Hortolândia ainda estiveram presentes os vereadores Aldemir Clemente da Silva (PODEMOS), Carlos Rodrigues de Oliveira, o Carlão do Nova Europa (DEM), Derli de Jesus Athanázio Bueno (MDB), Dionatan Domingues (PSDB), e Enoque Leal Moura (MDB).

A próxima reunião será realizada na cidade de Cosmópolis na primeira sexta-feira de novembro. A cidade foi escolhida devido as comemorações de seu aniversário de sua fundação, em 30 de novembro.