Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara aprova financiamento para desenvolvimento da cidade

Câmara aprova financiamento para desenvolvimento da cidade

20210713 FonplataFinanciamento com a Fonplata garantira obras para o crescimento de Hortolândia nos próximos anos

Em uma sessão extraordinária, os vereadores de Hortolândia aprovaram nesta segunda-feira (12 de julho) um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a realizar financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento Fonplata. Este projeto garantirá a realização de grandes obras em Hortolândia, visando o desenvolvimento da cidade para os próximos anos.

O Projeto de Lei 69/2021, prevê a contratação de operação de crédito externo junto ao Fonplata no valor de USD 22 milhões, que será aplicado no Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Preservação Ambiental e Modernização do município. Entre as obras previstas no Programa do PL aprovado, está a construção do Novo Paço Municipal. Atualmente a Prefeitura possui vários prédios alugados entre eles o Paço e o Hortofácil. A construção de nova sede permitirá alocar vários serviços no mesmo local, garantindo uma economia com aluguéis, além de facilitar à população o acesso aos serviços municipais.

Outra ação prevista é de Arborização, Paisagismo e Sustentabilidade, com arborização de parques, e áreas de lazer, instalação de sistema de fontes de energia renováveis, criação e implantação de novas áreas para lazer, com estacionamento, ciclovias, pistas de corrida, e implantação de academias e parques infantis.

Dentro das obras, também está a construção de novas vias, facilitando a movimentação pela cidade, com acessos mais rápidos aos bairros, criando ligações em todas as regiões, prevendo o crescimento da frota de veículos, novos loteamentos e condomínios.

Os vereadores analisaram o Projeto através das comissões permanentes e expressaram a necessidade de investimentos na cidade. O Projeto recebeu parecer favorável de todas as comissões e o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, o vereador Ananias José Barbosa (PSD), informou que o Fonplata é uma instituição composta por representantes de cinco países, entre eles o Brasil, e ressaltou que a municipalidade não receberá o dinheiro de uma vez. “O Banco de fomento só libera os recursos depois realizada a licitação, com o cumprimento de várias exigências e quando estiver tudo pronto para o início das obras. E Hortolândia conseguiu taxas muito menores com este banco do que com bancos nacionais, por isso optou-se pelo Fonplata”.

“Os avanços que Hortolândia terá com esse investimento serão imensuráveis. Os valores que teremos empregados farão com que consigamos avançar muito no desenvolvimento da nossa cidade, inclusive deixando de pagar aluguel de diversos imóveis, e com previsão de quitação em 15 anos. Estamos aqui discutindo esse assunto de maneira consciente e profunda, como deve ser feito no Poder Legislativo. Temos a honra de participar deste capítulo, analisando profundamente esses projetos que trarão muitas melhorias para nossa cidade, que está a frente de muitas da região”, comentou o presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL).