Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Rede de Saúde pode ter exame obrigatório para detectar doença cardíaca em recém-nascidos

Se aprovado, Projeto de Lei tornrá obrigatório realização de exame de oximetria de pulso em recém-nascidos nas maternidades de Hortolândia.

bebeBuscando um diagnóstico precoce de cardiopatia congênita em recém-nascidos, um Projeto de Lei será apreciado nesta terça-feira (08 de novembro) pelos vereadores na Câmara Municipal de Hortolândia. Se aprovado a propositura tornará obrigatório o exame nas maternidades da cidade. Ainda estão na pauta de votações outros três Projetos.

A detecção precoce da cardiopatia congênita pode evitar a morte de recém-nascidos com um simples exame, chamado de oximetria de pulso. O exame é indolor e feito na criança após 24 horas do seu nascimento, mas antes da alta hospitalar, através da medição de níveis de oxigênio no sangue, e caso seja registrada alguma anomalia a criança pode ter a chance de ser devidamente tratada. O Projeto de Lei nº 155/2011, de autoria do vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), visa evitar a morte de crianças assintomáticas, já que este exame é apenas feito em UTI´s, e com a aprovação passaria a ser realizado em todas as crianças.

Também está na pauta de votações o Projeto de Lei n° 152/2011, de autoria do Executivo, que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o Tribunal de Justiça para fornecimento de combustível para ser utilizado na viatura da Vara Distrital de Hortolândia.

De autoria de vereadores ainda serão apreciados duas proposituras: o Projeto de Decreto Legislativo n° 10/2011 que dispõe sobre outorga de título de cidadão hortolandense, do vereador George Julien Burlandy, o Dr. George (PR); e o Projeto de Lei n° 156/2011, do vereador Aparecido Antonio Meira, o Meirinha (PRP), que normatiza a criação de gatos e cães em número excedente a cinco, em residências particulares.