Vereadores Jovens

Parlamento escolhe seus representantes nesta terça-feira

Após três meses de preparação, acontece nesta terça-feira (14 de novembro) a eleição para escolha dos 19 vereadores que integração o mandato de 2018 no Parlamento Jovem. Programa realizado pela Câmara Municipal de Hortolândia terá a votação eletrônica, em parceria com a Justiça Eleitoral de Hortolândia.

As votações começam às 8hs nas escolas participantes e vão até as 17hs desta terça, com a colaboração da equipe do Parlamento Jovem, do Cartório Eleitoral e assessores dos vereadores. “Nosso objetivo foi movimentar a todos dentro da Câmara para oferecermos uma rede de apoio grande para as escolas. Os assessores farão o papel de fiscais, assim como em uma eleição comum, e ficarão a disposição dos mesários, diretores e coordenadores das escolas para sanar as dúvidas durante o dia”, comentou o presidente da Câmara, Zaca (PTB).

Ao todo serão 31 urnas distribuídas em 15 escolas públicas e particular da cidade, sendo que mais de 12 mil alunos estarão aptos a votar. O resultado será divulgado oficialmente no dia 22 de novembro, já com os 19 eleitos e os três suplentes. Duas escolas não participam do processo nesta terça, pois fizeram as eleições por conta própria, e já têm seus eleitos.

Processo de votação

O sistema de votação para o Parlamento Jovem será parecido com a eleição comum, mas será utilizado o sistema de treinamento de mesários para as votações. O cartório ofereceu uma lista de candidatos fictícios para que os alunos escolhessem os nomes e figuras que os representasse, e é esse número que os demais alunos devem usar na hora de votar.

Ao final da votação será impresso um papel, a Zerésima, com a quantidade de voto em cada candidato, e pela numeração das escolas conseguiremos identificar qual dos 47 candidatos inscritos recebeu a quantidade de votos. Vale ressaltar que os alunos das escolas só podem votar nos candidatos pertencentes à sua escola. “Ainda teremos quatro escolas com votação noturna, que serão feitas através de cédulas impressas, pois, devido à segurança das urnas eletrônicas, não poderemos ficar com elas no período noturno”, explicou o presidente.

A contagem dos votos será iniciada no dia 20 e no dia 22 serão divulgados os eleitos nas 17 escolas, sendo que os dois que completarão os 19 vereadores serão escolhidos entre os mais votados nas escolas, não podendo, esses dois, ser da mesma escola. “Os suplentes também serão eleitos nesta mesma regra, sendo os três mais votados, sem repetir escola, depois de definidos os 19 vereadores”, falou Zaca.

Após as eleições e divulgação dos resultados, o processo do Parlamento em 2017 finaliza, retornando em 2018 com os alunos assistindo a uma sessão em 19 de fevereiro, posse dia 22 e a primeira sessão da legislatura acontece em 7 de março de 2018.