Parlamento Jovem

Justiça Eleitoral treina mesários para eleições do dia 14

Os alunos, diretores e coordenadores das escolas receberam treinamento pela Justiça Eleitoral para manusear as urnas eletrônicas durante a eleição do Parlamento Jovem, na tarde desta quarta-feira (09 de novembro), no plenário da Câmara de Hortolândia. Assessores dos vereadores e equipe do Parlamento Jovem também participaram do treinamento para oferecer suporte em casos de emergência.

A Justiça Eleitoral disponibilizou 8 urnas eletrônicas para o treinamento que foi ministrado pelo chefe do Cartório Eleitoral, Dalberson Barnardino de Almeida. Ele explicou todos os procedimentos para ligar, habilitar, iniciar votação e finalizar o processo com a impressão dos resultados. “O procedimento é simples, pois utilizaremos somente o sistema de treinamento, mas a maior parte será idêntico ao que acontece em uma eleição normal”, explicou ele.

Após a palestra, todos os presentes puderam treinar os procedimentos de inicialização, encerramento e votação, e esclarecer as dúvidas com o pessoal do Cartório Eleitoral. “O encontro foi bem proveitoso, conversamos com os assessores dos vereadores que vão dar suporte durante a eleição nas escolas, sanamos as dúvidas e estamos preparados para fazer um processo tranquilo e bem transparente”, comentou o coordenador do Parlamento Jovem, Vicente de Paula.

Eleições

As eleições do Parlamento Jovem acontecerão principalmente no dia 14 de novembro nas escolas inscritas, e o resultado será divulgado oficialmente no dia 22, devido aos feriados no mês de novembro. 47 estão alunos aptos a serem votados por mais de 12 mil alunos em 30 urnas disponibilizadas em parceria com a Justiça Eleitoral. Serão eleitos 19 alunos, de 17 escolas estaduais e particular de Hortolândia, sendo que, pelo menos, um aluno de cada escola será eleito, e os outros dois serão escolhidos entre os que tiverem maior votação no total, não podendo ser esses dois da mesma escola.

Após as eleições e divulgação dos resultados, o processo do Parlamento em 2017 finaliza, retornando em 2018 com os alunos assistindo a uma sessão em 19 de fevereiro, posse dia 22 e a primeira sessão da legislatura acontece em 7 de março de 2018.

Logo do Parlamento

Ainda nesta quarta-feira foi escolhido pelos alunos, membros das escolas e assessores dos vereadores, o logo que será o símbolo do Parlamento Jovem. O mesmo desenho foi mostrado aos presentes nas cores preta e verde, e por 53 a 22, o logo da cor preta foi eleito como a marca do Parlamento. “Estamos muito felizes com todo o movimento que este processo do Parlamento Jovem criou tanto nas escolas e nos alunos, que se mostram interessados e atuantes, como entre nossos funcionários, que não medem esforços para realizar um bom trabalho”, comentou o presidente da Casa, Zaca (PTB).