Página Inicial > Legislaturas > Destaque > Menu Topo > Mesa Diretora do Parlamento Jovem é eleita

Mesa Diretora do Parlamento Jovem é eleita

Além de realizar a primeira sessão ordinária do Parlamento, os vereadores jovens também elegeram a Mesa Diretora para 2018

Na tarde desta quarta-feira foi eleita a primeira Mesa Diretora do Parlamento Jovem de Hortolândia. A votação foi feita antes do início da sessão, que também contou com a posse de duas suplentes, devido à desistência de duas vereadoras, em seguida os vereadores realizaram a primeira sessão ordinária com a votação de 14 indicações elaboradas por cinco autores.

Com transmissão ao vivo, a cerimônia de posse das suplentes e da eleição da Mesa Diretora foi comandada pelo presidente da Câmara, Zaca (PTB). Quatro alunos se inscreveram para o cargo de presidente, quatro para vice-presidente, um para 1º Secretário e um para 2º Secretário. Nycolly Fernandes Monteiro, da Escola Estadual Raquel Saes Melhado, e Brenda Hanielle dos Santos Castelani, da Escola Estadual Professor Liomar Freitas Câmara, foram aclamadas 1ª e 2ª secretárias respectivamente por todos os vereadores presentes. Já para o cargo de presidente se candidataram Allany Aparecida Couto Nogueira dos Santos, da Escola Estadual Eliseo Marson, Guilherme Alves Silva, da Escola Estadual Guido Rosolén, Lara Monyse Ferreira de Lira, do IASP e Thomas Lopes Sorgi, do IASP, sendo Guilherme o vencedor. Já para vice-presidente se candidataram Gabryel M. R. Santos, da Escola Estadual Priscila Fernandes da Rocha, Isabele Magalhães Batista, da Escola Estadual Dr. Honorino Fabri, Jéssica Grechi Francisco, da Escola Estadual Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, e Lavínia Alves, da Escola Estadual Maria Rita Araújo Costa. Nesta votação houve empate entre Isabele e Gabryel, e o desempate foi feito pela idade, sendo Isabele a eleita, por ser mais velha.

Após o resultado, os vereadores da Câmara, que ocupavam a Mesa Diretora, cederam espaço aos integrantes da Mesa Diretora do Parlamento Jovem para dar início à sessão. Já no primeiro encontro os alunos se mostraram interessados em discutir problemas de grande relevância para a cidade de Hortolândia. Foram apresentadas 14 indicações, que foram apreciadas e discutidas pelos autores e demais vereadores, com temas como segurança no trânsito próximo às escolas, instalação de bebedouros em praças e parques públicos, reforma de praças, instalação de câmeras de monitoramento, alterações no trânsito nas ruas de escolas e creches, implantação de semáforos, ronda e patrulhamento preventivo da Guarda Municipal, além de indicações que englobam a área de saúde e educação.

“A vontade de fazer a diferença desses jovens é excepcional, é bom ver que temos uma geração interessada em melhorar a cidade, em atuar politicamente pelo desenvolvimento de Hortolândia. São jovens engajados em suas comunidades e escolas, que procuraram os problemas e vieram atrás de soluções”, comentou o presidente da Câmara, Zaca.

Todos os documentos apresentados durante a sessão pelos jovens vereadores serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para virarem documentos oficiais do Poder Legislativo. Participaram do evento os vereadores John Lenon (PDT), Daniel Laranjeira (PSD) Ceará do Horto (PSC), Eduardo Lippaus (PT), Frank (DEM), Gervásio (PT), Paulão (PRP), Régis Bueno (PEN), Thiago Mascarenhas (PRB), e Nego (PSD).

Posse

Ainda na quarta-feira foram empossadas duas novas vereadoras, devido a desistência de duas candidatas eleitas no pleito do ano passado. Beatriz Vitória dos Reis França, da Escola Estadual Jardim Santa Clara do Lago, e Letícia Gonçalves Fonseca, da Escola Estadual Dr. Honorino Fabri, tomaram posse, através da assinatura do Termo de Posse perante os vereadores presentes e fizeram o juramento necessário para o exercício do cargo. Elas substituíram as alunas Ellen Vieira de Lima, eleita pela Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva, e Kelly Makino Caetano, eleita pela Escola Estadual Cristiane Chaves Moreira Braga.

Confira a Mesa Diretora:

• Presidente: Guilherme Alves Silva, da Escola Estadual Guido Rosolén

• Vice-presidente: Isabele Magalhães Batista, da Escola Estadual Dr. Honorino Fabri

• 1ª Secretária: Nycolly Fernandes Monteiro, da Escola Estadual Raquel Saes Melhado

• 2ª Secretária: Brenda Hanielle dos Santos Castelani, da Escola Estadual Professor Liomar Freitas Câmara

Vereadores:

• Allany Aparecida Couto Nogueira dos Santos, da Escola Estadual Eliseo Marson

• Andressa Domingos de Camargo, da Escola Estadual Recreio Alvorada

• Beatriz Vitória dos Reis França, da Escola Estadual Jardim Santa Clara do Lago

• Gabryel M. R. Santos, da Escola Estadual Priscila Fernandes da Rocha

• Ingrid de Oliveira Alves, da Escola Estadual Professora Maria Cristina de S. Lobo

• Isabela Maia da Silva, a Escola Estadual Jardim Santa Clara do Lago