Mostra da realidade

Jornalista Caco Barcellos fala sobre educação e realidade

A necessidade de mostrar a realidade aos alunos foi uma das mensagens que o jornalista e escritor Caco Barcellos deixou aos participantes na última noite do 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, no Auditório Arlete Afonso, dentro do IASP. A Câmara de Hortolândia participou do evento que foi promovido pela Prefeitura de Hortolândia, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com empresas e instituições de ensino.

O jornalista da Rede Globo abordou o tema “Comunicação e tecnologia: desafios da educação na Era da Informação” falando um pouco sobre seus conhecimentos profissionais ao longo de 44 anos como repórter de “front”, como ele gosta de citar. Conhecido por buscar sempre o ângulo menos comum em seus trabalhos, o jornalista abordou muito sobre a necessidade de se pensar na população menos favorecida. “Eu sempre fui ensinado dentro do jornalismo que a população mais pobre gosta de ver coisas sobre os bem-sucedidos, pois mostrar as mazelas baixa a autoestima deles. Mas mais da metade da população brasileira, 52%, recebem entre meio e 3 salários-mínimos, então eu sempre quis mostrar esse lado de cá, mostrar o universo desta população, ir onde outros não vão. Quero que eles se reconheçam e que o restante do país saiba que eles estão lá”, comentou ele.

O repórter, que teve infância pobre, com pais analfabetos, mostrou durante o encontro um pouco da importância de usar momentos da sua vida, do seu crescimento, ao longo da sua vida, seja profissional ou pessoal. “Quando dirigi uma van durante um tiroteio na guerra e furaram nosso pneu, eu usei toda a minha experiência como taxista para continuar o trajeto, nos tirar de perigo, sem capotar o veículo. Sempre, na minha vida, eu puxo memórias passadas para me ajudarem a realizar trabalhos ou enfrentar situações”, explicou.

Barcellos ainda ressaltou às cerca de 400 pessoas, entre elas a maioria de educadores, que eles precisam colocar no seu trabalho diário as suas vivências, para que possam educar melhor as crianças, adolescentes e jovens. E citou o caso da escolha de estagiários pela Rede Globo. “Quando fazemos seleção de estagiários [que na maioria vêm de famílias abastadas] eu não vejo somente as notas, línguas estrangeiras que falam ou sua qualidade de texto, quero saber como ele interpreta o mundo a sua volta. Faço normalmente perguntas sobre as pessoas que trabalham nas casas, o nome dos filhos da empregada, do motorista do ônibus que o trouxe, mas eles desconhecem isso e a realidade de mais de 50% da população brasileira. Eles saem despreparados das universidades, sem conhecimento do que vão enfrentar, só saem preparados academicamente. Que educadores são esses que ignoram a realidade da população e não passam isso aos alunos? Mostrem a realidade do Brasil aos seus alunos, independente da classe social”.

O evento foi acompanhado pelos vereadores da Câmara, e o presidente da Casa de Leis, Zaca (PTB), comentou sobre a palestra. “A busca do conhecimento é necessária para todos nós, e temos que preparar nossos educadores para a realidade da educação de base. Investindo em eventos como esse seminário e na especialização dos nossos profissionais, poderemos oferecer às crianças, adolescentes e jovens uma educação de melhor qualidade”, ressaltou.

O prefeito Angelo Perugini (PDT) falou da importância de investir na melhora dos serviços oferecidos na cidade. “Nosso objetivo é fazer todos os serviços oferecidos na cidade funcionarem através do trabalho de todos os nossos servidores, pois não é o prefeito ou o secretário que fazem as coisas acontecerem, são os servidores em conjunto. Aproveitar este Seminário para aprender é de extrema importância para deixar Hortolândia melhor do que ela já é”.

Também participaram do evento os vereadores Clodoaldo, John Lenon, Frank, Professor João Pereira, Zé Geraldo e Luiz.

registrado em: ,