Página Inicial > Notícias > Destaque > Menu Topo > Quiosques no Remanso das Águas

Quiosques no Remanso das Águas

Vereadores pedem instalação de quiosques e banheiros em parque

Os parlamentares da Câmara Municipal de Hortolândia debateram na noite de ontem (20 de março) a possibilidade da instalação de quiosques e banheiros no Parque Ambiental Remanso da Águas. A discussão foi motivada pela Indicação nº 573/2017, do vereador Clodoaldo (PSC), que encaminha ao Poder Executivo uma Minuta de Projeto de Lei que prevê Autorização de Outorga a Concessão Onerosa de Uso de Bens Públicos.

O Parque Remanso das Águas é muito frequentado pela população hortolandense, mas o local não oferece uma infraestrutura boa para que se permanece muito tempo, pois não há quiosques, lanchonetes, restaurantes, nem banheiros.

O vereador Clodoaldo, através da Indicação, traz uma sugestão ao executivo, para instalar locais que sejam concedidos, através de licitação, para uso comercial. “Aquela área é bem frequentada aos finais de semana, assim como outras áreas na cidade, e mesmo sendo uma opção de lazer não há como desfrutar de maneira adequada sem ter banheiros, bebedouros e locais adequados para alimentação”.

Na Indicação, o vereador ainda ressalta que há espaços destinados para jogo de bocha e malha que são subutilizados, e poderiam ser remodelados para uso comercial. “Se remodelados, aqueles locais poderiam comportar até 8 quiosques de cada lado, o que garantiria geração de emprego e renda com regularização de vários ambulantes presentes no local”.

O vereador Paulão (PRP), que também elaborou um Requerimento (nº 267/2017) sobre o assunto, comentou sobre a concessão de espaços na cidade. “Em 2015 questionei o Executivo para saber sobre permissões na cidade, mas me responderam que ainda não existia nada sobre o assunto e que ela estava em estudo pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano”.

A cidade não possui nenhuma lei que trate sobre permissões ou concessões de áreas públicas dessa natureza. “Esses espaços públicos são muito importantes para a convivência da população, agora que já temos áreas de lazer precisamos de uma lei para que conceda esses espaços através de ação onerosa ou contrapartida a comerciantes. Precisamos transformar esses lugares em áreas que seja realmente aproveitadas pela população com instalação de trailers de lanches, food trucks, restaurantes, banheiros, uma infraestrutura completa, para que a comunidade desfrute da cidade e gere divisas”, completou Paulão.

O vereador Gervásio (PT) explicou que ainda não houve a instalação de infraestrutura no local devido alto valor pedido pela Sabesp para ligação de rede de água e esgoto. “Já foi aberta uma concessão para montar quiosques e banheiros no local, mas a Sabesp pediu um valor significativo para a Prefeitura fazer as ligações dos dois lados da lagoa”.

Futuro

Um pedido dos vereadores foi para que a Administração Municipal trabalhasse em projetos pensando no futuro da cidade, em adequações aos projetos para que atendam a várias situações, com planejamentos a longo prazo.

O professor João Pereira (PV) elencou que o Remanso das Águas foi originalmente pensado para contenção de enchentes na cidade. “Não se pensou originalmente em uma área de lazer que poderia também armazenar água para os tempos de seca. Temos um orçamento brilhante, uma cidade cheia de perspectivas para o futuro, mas os desafios são grandes. Vamos investir valores pedidos pela Sabesp, pois é um valor não tão alto frente aos benefícios que poderão ser oferecidos à nossa população”.

Segurança e vandalismo

Outro ponto levantado pelos vereadores durante a discussão do Parque Remanso das Águas foi a questão da segurança e do vandalismo. O vereador Frank (DEM) relatou que foram retiradas das quadras as cestas de basquete e que a população foi prejudicada pela ação, principalmente os jovens que utilizavam as quadras para lazer. “Também precisamos de uma ação mais frequente da Guarda Municipal pois temos reclamações de que há muitos usuários de drogas no Parque o que acaba afastando a população de um local destinado ao lazer”.

A falta de sinalização para segurança de quem pedala e caminha e de alambrados também foi pontuada pelos vereadores. “O Poder Público precisa olhar aquele parque com carinho, prezar pela sinalização dos espaços, separação da pista de ciclismo e caminhada para dar mais segurança a quem utiliza o local”, pontou o vereador Nego (PSD).

Documentos

A indicação do vereador Clodoaldo será encaminhada ao Poder Executivo para análise e possível implantação, o Requerimento do vereador Paulão foi aprovado durante o expediente e também será encaminhado ao Executivo, que terá 15 dias úteis para responder aos questionamentos.

registrado em: ,