Página Inicial > Notícias > Destaque > Menu Topo > Preservação Ambiental e qualidade da água

Preservação Ambiental e qualidade da água

Vereador requer informações sobre desenvolvimento de políticas públicas na área

A qualidade da água das lagoas, rios, nascentes e minas da cidade é uma preocupação do vereador Thiago Mascarenhas, relatada através do Requerimento no213/2017, apresentado e aprovado durante a sessão desta segunda-feira (13 de março). Ele faz uma série de questionamentos ao Poder Executivo sobre prevenção ambiental e qualidade da água.

O vereador já havia feito questionamentos anteriores sobre qualidade das águas na cidade, mas como a resposta não foi satisfatória, elaborou novo Requerimento pedindo informações sobre políticas públicas.

Mascarenhas questiona o Executivo se existe na cidade um sistema de dados que englobe os recursos hídricos hortolandenses; se existe alguma política pública de preservação ambiental, se existe a disciplina de educação ambiental na rede de ensino municipal e, como foi respondido em outro Requerimento que não há análise das águas da cidade, se existe um plano de política pública neste sentido.

Onde tem um poço de água na cidade você vê alguém com uma varinha de pesca. Apesar da competência legislativa das águas ser da União, a competência de gerenciamento cabe ao município e como temos muitas pessoas pescando na cidade, levando o peixe para casa e se alimentando, se este peixe estiver contaminado pela água com despejo de esgoto irregular, elas estão correndo risco. Por isso temos que estar atentos à água que temos correndo pela nossa cidade, é ótimo ver que temos como dar a opção da pesca às pessoas, até quem não tem o que comer, pode se alimentar do peixe, que é uma carne saudável, desde que oferecida de maneira saudável”, comentou Mascarenhas.

Requerimento

Todo requerimento apresentado pelos vereadores é lido e se aprovado pelos vereadores em sessão ordinária é encaminhado ao Poder Executivo para análise e resposta em até 15 dias úteis. A população pode acompanhar as respostas no site da Câmara, pesquisando pelo número do documento no nosso sistema: http://sapl.cmh.sp.gov.br/generico/materia_pesquisar_form?incluir=0

registrado em: ,