Página Inicial > Notícias > Destaque > Menu Topo > Centro de Artes Marciais

Centro de Artes Marciais

Local é inaugurado com presença massiva da população

O Centro de Especialidades em Artes Marciais Eliel Gomes foi inaugurado no último sábado (16 de setembro) com a presença massiva de atletas, federações esportivas e autoridades. Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram no local, que teve as obras finalizadas após cinco anos de construção.

O espaço que fica no bairro Vila Real começou a ser construído em 2012, após a liberação de verba de cerca de R$ 4,7 milhões que vieram para Hortolândia através de uma emenda parlamentar do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT). “A história do nosso município mostra que Hortolândia é um Centro de Lutas. Tudo nesta cidade sempre foi conquistado com muita luta, individual, coletiva e em massa. Continuaremos juntos nessa luta por uma Hortolândia cada vez melhor para todos”, afirmou o prefeito Angelo Perugini (PDT), durante a cerimônia de inauguração.

O Centro abrigará diversas modalidades com atendimento gratuito de 150 alunos por hora, totalizando 2 mil alunos beneficiados, eliminando as filas de espera para matrículas. “Este espaço é da comunidade e ela deve tomar posse, somos apenas espectadores que torcem e ajudam para que tudo aconteça”, comentou o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva.

Além da realização de treinos, as instalações moderas, construídas em parceria com o Governo Federal, poderão sediar competições nacionais e internacionais, e ainda possuem academia, ginásio, sala para fisioterapia, consultório, sala de pesagem, sala de reuniões e palestras, alojamentos, recepção, coordenação, sala para autoridades, almoxarifado, depósito, cantina, sanitários, além de cabines para imprensa e arquibancadas.

Ver esse prédio pronto mostra que houve uma reivindicação, e que nosso trabalho lá em Brasília teve um sentido, e que faz a diferença. Esse centro vai atender à juventude, vai ajudar às famílias a cuidar de seus filhos, terá um caráter educativo importante para a cidade de Hortolândia”, falou o deputado Arlindo Chinaglia.

O bom lutador e a boa lutadora sabem que a lealdade e a humildade precedem a força. Nós podemos nos tornar máquinas imbatíveis, mas, pelo bem da humanidade, precisamos que esses valores venham antes da força. Assim, construiremos uma sociedade mais justa e humana. O Centro de Lutas, sem dúvida, é uma grande conquista. Parabéns ao povo de Hortolândia! Vamos continuar trabalhando para que a cidade siga nesse processo de transformação iniciado em 2005”, discursou a deputada federal Ana Perugini (PT).

Eliel Gomes

O nome do Centro de Especialidades de Artes Marciais foi dado através da Lei nº 3382/2017, de autoria do presidente da Câmara, Zaca (PTB), e dos vereadores Frank (DEM) e Paulão (PRP), aprovada pelos vereadores em sessão.

A escolha do nome se deu devido à luta de Eliel Gomes que sempre esteve a frente de vários movimentos, inclusive teve grande importância durante a emancipação, foi atleta de judô pela cidade, inclusive competindo em Jogos Regionais, e trabalhou durante muitos anos como funcionário público de carreira. Eliel faleceu em 2013, e na época trabalhava na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Muitos aqui conheceram o Eliel. Como muitos de nós, ainda jovem, saiu de sua zona de conforto e disse sim à nossa cidade. Este Centro de Lutas representa a luta de uma geração de jovens que saiu às ruas de sol a sol, e o Eliel foi um deles. Foi nosso sonho, foi o sonho dele, e nada mais do que justo, dar seu nome a esse local, que representa o amor e esforço do Eliel e da nossa geração”, disse o presidente da Câmara, Zaca.

Ainda estiveram presentes no evento os vereadores Ceará do Horto (PSC), Clodoaldo (PSC), Edivaldo (PSD), Gervásio (PT), John Lenon (PDT), Luís (PRP), Nego (PSD), Paulão (PRP), Professor João Pereira (PV), Régis (PEN), Simone Betini (PDT) e Zé Geraldo (PDT).

registrado em: ,