Página Inicial > Notícias > Destaque > Menu Topo > Arborização + Segura

Arborização + Segura

Manacá da Serra é plantado na Câmara

A Câmara Municipal de Hortolândia teve o plantio de uma espécie da árvore Manacá da Serra durante o lançamento do Programa Arborização + Segura que aconteceu no dia 22 de junho. O Programa é uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a CPFL que prevê a substituição de árvores e o reflorestamento através de Termo de Parceria.

A árvore plantada na Câmara é uma das 100 mil árvores que serão plantadas durante os próximos quatro anos para a revitalização da arborização da cidade. “Não dá para a cidade se chamar Hortolândia e ser um deserto”, ressaltou o prefeito Angelo Perugini durante o evento.

Hortolândia é a 11ª cidade a realizar a parceria junto a CPFL, que fará a substituição de mil árvores que causam destruição de calçadas, fiação e atrapalham a iluminação. “A CPFL fará um trabalho sério e preventivo na substituição de árvores que já estão prejudicadas devido ao tempo. Nossa meta é substituir mil árvores por seis mil”, explicou o presidente da CPFL Paulista e Piratininga, Carlos Zamboni Neto.

Atualmente em dias claros, Hortolândia tem até 15% das ocorrências de queda de energia motivadas pelas árvores, já em dias chuvosos este número sobre para 60%. “Antes, recebíamos muita reclamação da população de que a árvore era cortada de um lado só. Agora, a arborização será mais segura, tranquila e eficiente para o município. Vamos adequar a arborização na cidade inteira, tanto nos bairros antigos, quanto nos bairros novos, com planejamento”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Zezé.

A Câmara participou ativamente do lançamento e busca também soluções para melhorar o Meio Ambiente.Hortolândia é uma das cidades mais quentes da região devido a falta de vegetação. Esta proposta trazida pela Prefeitura e pela CPFL irá melhorar muito a arborização da cidade, e consequentemente baixar as temperaturas e melhorar a qualidade do ar que respiramos. Nós aqui na Câmara também estamos pensando em soluções para coleta e reaproveitamento de água chuva e utilização de painéis solares”, comentou o presidente da Câmara, Zaca (PTB).

Confira os benefícios da arborização planejada:

• Aumento da cobertura vegetal da cidade e sombreamento para pedestres e carros;

• Redução da amplitude térmica;

• Formação de barreiras contra ventos;

• Melhoria da acessibilidade para os pedestres com a retirada de raízes expostas;

• Interceptação de águas pluviais, evitando erosão e diminuindo a velocidade da água durante a escorrimento superficial no solo. Desta forma, ocorre a redução dos problemas com erosão e assoreamento do solo, além de contribuir no controle de enchentes e inundações;

• Absorção, refração e dispersão de ruídos;

• Retenção de material particulado em suspensão;

• Fornecimento de flores, frutos e abrigos para pássaros;

• Melhora e harmoniza a paisagem urbana, deixando a cidade muito mais bela;

• Valorização dos imóveis através da sua qualificação ambiental e paisagística;

• Contribuição para o equilíbrio psicossocial do homem, através da aproximação com o meio natural.

• A arborização urbana adequada requer cuidados, constantemente, como podas para manter a saúde e o bom desenvolvimento das árvores, além de adequar a vegetação aos diferentes usos do espaço urbano.

registrado em: ,