Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Estação de captação de água do Rio Jaguari recebe visita de vereador
Início do conteúdo da página

Estação de captação de água do Rio Jaguari recebe visita de vereador

Zezé vistoriou o local para verificar a atual condição do rio nessa época de estiagem


Diante do cenário de estiagem que o estado de São Paulo e a RMC atravessam atualmente, e preocupado com a possível necessidade de rodízio ou racionamento de água em nossa cidade, o vereador José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), esteve na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, visitando a Estação de Captação e Tratamento de água do Rio Jaguari, no município de Paulínia.

O objetivo da visita, segundo o vereador, foi para averiguar como está a situação da vazão e captação do rio atualmente, uma vez em que estamos enfrentando a pior seca em todo o estado, nos últimos anos. Durante a visita, Zezé esteve acompanhado do Gerente de Divisão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Alinar Silva Lima.

O rio Jaguari faz parte da Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jaguari), e abastece as cidades de Paulínia, Hortolândia, Monte-Mor e Sumaré. A captação de água do rio é feita pelo sistema de abastecimento da Sabesp.

De acordo com o gerente, que é responsável pelo município de Hortolândia, em épocas normais, a vazão do rio Jaguari é de 33m³/s, mas atualmente, com a estiagem, a vazão é de 5m³/s. Ainda assim, Alinar, garante que a situação do município é confortável, e que por enquanto, não há necessidade de rodízio e muito menos de racionamento de água em Hortolândia.

Atualmente, o município conta com reservatórios em todas as regiões. Além do reservatório da ETA (Estação de Tratamento de Água) no Parque do Horto, há reservatórios no Jardim Campos Verdes, Jardim Amanda e no Jardim Rosolen, sendo que cada um tem capacidade para 5 milhões de litros d'água, totalizando o armazenamento de 20 milhões de litros.

A Sabesp planeja para início do ano que vem, (entre os meses de janeiro e fevereiro), a conclusão das obras de mais dois reservatórios, sendo um no Jardim Amanda, e outro na ETA do Jardim Boa Esperança.

Necessidade de Economia. Mesmo com a capacidade de armazenamento de água que o município possui atualmente, e com a situação garantida em relação ao abastecimento na cidade, Zezé acredita que a população deve se conscientizar, para que a água não venha faltar.

“É necessário que haja conscientização por parte de toda a população para a economia de água, pois não sabemos quanto tempo vai durar essa estiagem. Sem contar, que dependemos da água também para a geração de energia elétrica, não só em nossa cidade, mas em todo o estado. Então, se soubermos usar, não vai faltar”, explicou o vereador.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia

Fim do conteúdo da página