Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projeto cria Centro de Referência da Mulher

Projeto cria Centro de Referência da Mulher

Local pretende oferecer acolhimento a mulheres vítimas de violência, além de acompanhamento psicológico e jurídico

Oferecer um acompanhamento psicológico e orientação às mulheres vítimas de violência é o que prevê o Centro de Referência da Mulher. A criação do Centro é proposta em Projeto de Lei que será votado nesta terça-feira (25 de março) na sessão ordinária da Câmara de Hortolândia. Na mesma tarde ainda serão apreciados outros três Projetos de Lei, além de Requerimentos e Moções.

O Projeto de Lei nº 202, da vereadora Clemilda Pereira, a Mida (PT), prevê a criação do Centro de Referência da Mulher de Hortolândia para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. O objetivo é atendê-las após denúncia registrada na delegacia, oferecendo acompanhamento psicológico e jurídico, ajudando na humanização do atendimento e para que elas sejam inseridas novamente no ambiente social recuperando a autoestima.

O processo de desenvolvimento do Projeto contou com a ajuda de mulheres engajadas em projetos sociais da cidade, como a presidente da ONG (Organização Não-Governamental) Mulheres em Ação, Lili Ho; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marisa Capelassi; a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres de Hortolândia, Laureana Souza Gomes; a secretária do Setorial da Mulher do PT, Eunice de Souza, a mãe Dango; e a Assistente Social do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Regina Aparecida Loureiro.

“Nos encontros que fizemos ao longo do ano passado foram surgindo ideias que culminaram na criação desde Centro de Referência para que as vítimas possam se reerguer após sofrerem com a violência. O prefeito Antonio Meira já foi informado desta nossa luta e se mostrou simpático à sua instalação, uma grande conquista para a cidade”, relatou Mida.

Na pauta ainda contam outros três Projetos de Lei para votação. O primeiro é o Projeto de Lei nº 192/2013, do vereador José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), que dispõe sobre a proibição de jogar lixo em ruas da cidade. Os outros dois são os Projetos de Lei nº 200 e 201/2013, que dispõem sobre denominação de rua no Jardim Viagem, de Aparecido Antonio Meira, o Merinha (PRP), e a obrigatoriedade de recolhimento de resíduos fecais de animais conduzidos em espaços públicos, de Régis Bueno (PT), respectivamente.