ABIFER recebe abaixo-assinado para construção de SENAI Ferroviário
Vereador John Lenon entregou as assinaturas ao presidente da entidade, Vicente Abate
Objetivando fortalecer o pedido da vinda do SENAI Ferroviário ao nosso Município, o vereador Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT), recebeu em seu gabinete o Presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) ˗ Vicente Abate, na tarde desta segunda-feira (21 de outubro).
O vereador entregou ao representante da ABIFER um abaixo-assinado com 1.500 assinaturas, que também já foi entregue, mês passado, ao presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf e também ao Prefeito Antônio Meira. As assinaturas foram colhidas junto aos populares, onde o objetivo é a instalação de uma unidade do SENAI com mão de obra qualificada em Hortolândia, voltada à indústria ferroviária.
Durante a reunião, o parlamentar frisou a importância da vinda de uma dessas unidades ao nosso município, já que Hortolândia hoje conta com dez grandes empresas ligadas ao transporte ferroviário, empregando 4 mil pessoas de forma direta. No entanto, a cidade não se beneficia desse meio de transporte para atender ao deslocamento dos munícipes, contando apenas com transporte ferroviário de cargas.
John Lenon destacou ainda que a solução para desafogar o inchaço do tráfego de veículos automotivos seria a implementação de um sistema ferroviário abrangente, visto que Hortolândia atualmente é um grande pólo ferroviário nacional.
“No entanto, diante de tudo isso, é essencial que Hortolândia possa contar com mão de obra qualificada, pois não adianta apenas investimentos e melhorias na malha ferroviária em nossa cidade e na região, se não tivermos investimento em mão de obra”, explicou o parlamentar à Vicente Abate.
VLT, BRT e Trens Regionais
Durante a reunião, Vicente Abate informou ao vereador que existem projetos para implantação do VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), do BRT ˗ em inglês ˗ (Bus Rapid Transit), que é um modelo de transporte coletivo de média capacidade que visa combinar faixas de circulação exclusivas, estações e ônibus de alta qualidade, para atingir o desempenho e qualidade de um sistema de metrô, com a simplicidade, flexibilidade e custo de um sistema de ônibus, e também de Trens Regionais em toda a região.
A princípio, de acordo com Abate, o VLT seria implantado do centro de Campinas até o Aeroporto de Viracopos, e o sistema de BRT da Região do Campo Grande até a Região do Ouro Verde, em Campinas. Já os trens regionais, de acordo com ele, passarão por toda a região, o que oferecerá viagens mais rápidas, tempo de deslocamento menor, segurança aos usuários, tarifas mais baratas e menor agressão ao meio ambiente.
“Estamos desenvolvendo e implantado a médio e curto prazo, melhorias na malha ferroviária de toda a região, mas vemos que Hortolândia tem um grande potencial para abrigar a instalação de uma unidade que oferecerá mão de obra qualificada para a indústria ferroviária, e quanto a isso, vamos ajudar no que for possível”, afirmou o presidente da ABIFER, ao final da reunião.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia
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