Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Legislativo hortolandense recebe visita do presidente da ABIFER

Legislativo hortolandense recebe visita do presidente da ABIFER

Vereador John Lenon se reuniu com representante da Associação em busca de melhorias para a malha ferroviária da cidade

Visando o desafogamento do transporte rodoviário na cidade, e buscando prevenir um caos nesse sentido daqui a alguns anos, o vereador Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT), recebeu na semana passada, a visita do Presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária),Vicente Abate.

Durante o encontro, John Lenon apresentou ao presidente da ABIFER a importância de investimentos na malha ferroviária da cidade e da região, além da necessidade de implantação de trens de transporte misto (de carga e passageiros), proposta que foi apresentada pelo parlamentar no início deste ano, através do Requerimento nº131/03, que requer informações sobre o projeto de implementação de trem de transporte misto, carga e passageiros, com a finalidade de atender as cidades da região metropolitana de Campinas e parte das cidades do Circuito das Águas Paulista, na sessão do dia 19 de fevereiro.

Vicente, por sua vez, concordou com o vereador e afirmou que o transporte ferroviário é um dos transportes mais seguros e baratos que existe hoje em dia, além de ser muito mais rápido, porém, pouco explorado. “Atualmente, a malha viária existente em nosso estado não chega à 30.000 quilômetros, o que é muito triste, pois o transporte ferroviário é um dos pilares do transporte de todo nosso Brasil”, declarou o presidente.

O representante da ABIFER explicou ainda, que o estado de São Paulo não recebeu a atenção que merecia, com relação à realização de obras na malha ferroviária, e que é preciso resgatar o transporte ferroviário, tanto o de cargas quanto o de passageiros. Além disso, Vicente esclareceu que se não houver investimentos nesse sentido, o caos no transporte rodoviário poderá ser instalado não apenas no estado, mas em todo o país.

Investimentos no setor ferroviário

Vicente Abate informou ao parlamentar que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), possui projetos de investimentos que serão implantados na malha ferroviária de todo o estado de São Paulo.

De acordo com o presidente da ABIFER, inicialmente a CPTM tem planos de construção de 430 quilômetros de linha férrea em todo o Estado, que atenderá, no primeiro trecho da obra, as cidades de São Paulo à Jundiaí, com trens eletrificados para passageiros, de média velocidade, que favorecerão toda a população.

O segundo trecho atenderia as cidades de Jundiaí a Campinas, passando ainda, por entre as cidades de Hortolândia a Americana. Para a construção da linha férrea, serão aproveitados os leitos da ferrovia já existente, sendo que em alguns trechos, haverá a necessidade de se fazer cortes, para a construção de túneis, rasgando montanhas e morros, pois muitos lugares, de acordo com Vicente, possuem muitas curvas.

Além de investimentos para os trens de passageiros, serão empregados trens a diesel, destinados ao transporte de cargas, com velocidade média de 100 km/h.

O transporte ferroviário é o meio mais eficaz e viável para se desafogar o sufoco que grandes metrópoles estão tendo com relação ao transporte rodoviário, inclusive o nosso Município. Estive em outras cidades da região discutindo o tema, e percebo que a aceitação e o apoio ao transporte ferroviário, por parte das autoridades é bastante grande”, comentou o vereador ao final da reunião.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia