Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereadores questionam problemas na Educação

Vereadores questionam problemas na Educação

Os problemas enfrentados pelos alunos da rede municipal e estadual, como falta de professores, funcionários e precariedade no serviço de limpeza foram assuntos levantados pelos parlamentares.

Quatro Requerimentos e uma Moção abordaram o tema Educação durante a sessão ordinária, realizada ontem (04 de abril) na Câmara Municipal de Hortolândia. Isso mostra o quanto é necessário investir e melhorar a qualidade de ensino municipal e estadual oferecido na cidade.

O primeiro a se manifestar sobre o assunto foi o vereador Lenivaldo Pauliuki, o Leni, que apresentou o Requerimento 294, pedindo informações sobre manutenção e entrega de uniforme escolar na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) do Jardim Interlagos. Leni usou a tribuna para falar da situação precária que se encontra a Escola, principalmente na parte de higiene.A escola é de Primeiro Mundo, mas são somente duas senhoras para limpar três pisos. Os banheiros ficam sujos, cheios de lama e isso pode causar um acidente com funcionários e alunos, fora que a higiene é fundamental para oferecer um bom ambiente para nossos alunos. Também sei que os alunos estão sem uniformes até hoje, e estes são importantes para dar igualdade para eles, além de segurança, evitando que as crianças saiam da escola sem ser notadas, comentou. O vereador ainda falou da falta de faixas de sinalização para estacionamento de vans, o que é de extrema necessidade para a segurança no local.

O vereador Jair Padovani (PSDB) também questionou o Poder Executivo sobre o tema, através dos Requerimentos 304, pedindo informações sobre o número de vagas na Educação Infantil, e 307 que pede informações sobre a construção de escolas.Tenho recebido muitas reclamações de mães que tem crianças até 3 anos por falta de vagas, temos um déficit muito grande hoje na cidade. Este número está aumentando e não vemos mais escolas sendo construídas, vemos outras obras, mas na área de Educação não. Estou preocupado com nossas crianças, sem escola de qualidade a cidade não vai ter nenhum futuro, explicou Jair.

o vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), através do Requerimento 305, questionou a Administração Municipal sobre a demanda de vagas na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) do Jardim Esmeralda, bem como Projeto para ampliação da existente, ou de construção para nova unidade. O documento do vereador Paulão questiona que a escola atende apenas com uma sala, e em período integral, que como está e a única creche do bairro, a demanda seria muito maior, faltando vagas para as crianças. Por isso elaborou a propositura questionando o déficit de vagas na EMEI e se existe algum projeto para sua ampliação ou construção de uma nova unidade para atender as crianças da região.

Moção. A vereadora Terezinha Correa Prataviera (PT) também se mostrou preocupada com esse tema ao apresentar a Moção 26/2012 em protesto pela falta de professores, de funcionários da limpeza, e outros problemas nas escolas estaduais em Hortolândia. No uso da tribuna, a parlamentar falou que visitou várias escolas estaduais na cidade e constatou muitos problemas.Os professores não aparecem para trabalhar por falta de condições nas escolas. Falta material, faltam inspetores, funcionários da limpeza, as escolas estão em péssimas condições de higiene. Nossas escolas estão carecendo de maior atenção por parte dos governantes, explicou.

O vereador José Geraldo da Silva, o Geraldo (PT), também comentou a situação.A educação de qualidade garante o desenvolvimento nacional. Mas o caso da rede de educação foi agravado 15 anos quando começou um processo para enxugar a folha de pagamento de servidores no Estado de São Paulo. Não foram dados reajustes, e funcionários aposentados não foram repostos, nossas escolas foram abandonadas e muitas com aulas noturnas canceladas. Isso é uma pena pois uma boa educação, em uma boa escola, prepara a criança para a vida, lamentou.

Paula Vialto