Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Cartório Eleitoral faz treinamento para Parlamento Jovem
Início do conteúdo da página

Cartório Eleitoral faz treinamento para Parlamento Jovem

Parlamento jovem 2023Alunos das escolas inscritas receberão treinamento para eleição do dia 07


Temos o melhor sistema eleitoral do mundo, e temos que nos orgulhar disso. E o Parlamento Jovem de Hortolândia usará esse sistema para suas eleições, que acontecem em 07 de agosto. Para isso, alunos das escolas inscritas receberão um treinamento nesta quinta-feira (03 de agosto), às 14h, para serem mesários.

Uma equipe do cartório virá à Câmara Municipal para explicar todo o processo de inicialização, votação e finalização da eleição, assim como acontece com os mesários das eleições estaduais, federais e municipais. O objetivo é garantir que todos os alunos aprendam sobre o processo e realizem uma eleição tranquila na próxima semana.

“O Parlamento dá um gostinho aos alunos do que realmente acontece nas eleições no nosso país. É mais um ponto importante para que eles conheçam sobre política, pois queremos cidadãos conscientes e conhecedores, para que as próximas gerações continuem se engajando no processo político, seja como agente político ou como munícipes”, comentou o presidente da Câmara, Edivaldo Sousa Araújo.

Candidatos

Assim como nos outros anos, serão usados nomes fictícios nas eleições do Parlamento Jovem, os mesmos usados para o treinamento dos mesários antes das eleições reais. Cada aluno escolhe uma figura e usará o número e o nome para promover suas ideias dentro de cada escola. A votação acontecerá nas 14 escolas inscritas no dia 7 de agosto, e os resultados serão divulgados pela Câmara no dia 9.

A diplomação, a posse e a eleição da Mesa Diretora acontecem em 24 de agosto em sessão solene na Câmara Municipal.

Após a posse, os alunos receberão informações sobre o processo legislativo, da equipe do Parlamento Jovem da Câmara, composta por funcionários efetivos e em comissão, e inciarão as sessões, onde apresentarão, projetos, requerimentos, moções e indicações. “Os jovens usarão as mesmas ferramentas que nós, vereadores, usamos no nosso dia a dia. Espalhar conhecimento para esses jovens só fará com que tenhamos cidadãos mais conscientes e eles poderão levar o que aprenderam aqui para sua família e amigos”, finalizou o presidente.

 Acompanhe nossas redes sociais também:
Instagram
Facebook

Fim do conteúdo da página