Cartório Eleitoral faz treinamento para Parlamento Jovem
Alunos das escolas inscritas receberão treinamento para eleição do dia 07
Temos o melhor sistema eleitoral do mundo, e temos que nos orgulhar disso. E o Parlamento Jovem de Hortolândia usará esse sistema para suas eleições, que acontecem em 07 de agosto. Para isso, alunos das escolas inscritas receberão um treinamento nesta quinta-feira (03 de agosto), às 14h, para serem mesários.
Uma equipe do cartório virá à Câmara Municipal para explicar todo o processo de inicialização, votação e finalização da eleição, assim como acontece com os mesários das eleições estaduais, federais e municipais. O objetivo é garantir que todos os alunos aprendam sobre o processo e realizem uma eleição tranquila na próxima semana.
“O Parlamento dá um gostinho aos alunos do que realmente acontece nas eleições no nosso país. É mais um ponto importante para que eles conheçam sobre política, pois queremos cidadãos conscientes e conhecedores, para que as próximas gerações continuem se engajando no processo político, seja como agente político ou como munícipes”, comentou o presidente da Câmara, Edivaldo Sousa Araújo.
Candidatos
Assim como nos outros anos, serão usados nomes fictícios nas eleições do Parlamento Jovem, os mesmos usados para o treinamento dos mesários antes das eleições reais. Cada aluno escolhe uma figura e usará o número e o nome para promover suas ideias dentro de cada escola. A votação acontecerá nas 14 escolas inscritas no dia 7 de agosto, e os resultados serão divulgados pela Câmara no dia 9.
A diplomação, a posse e a eleição da Mesa Diretora acontecem em 24 de agosto em sessão solene na Câmara Municipal.
Após a posse, os alunos receberão informações sobre o processo legislativo, da equipe do Parlamento Jovem da Câmara, composta por funcionários efetivos e em comissão, e inciarão as sessões, onde apresentarão, projetos, requerimentos, moções e indicações. “Os jovens usarão as mesmas ferramentas que nós, vereadores, usamos no nosso dia a dia. Espalhar conhecimento para esses jovens só fará com que tenhamos cidadãos mais conscientes e eles poderão levar o que aprenderam aqui para sua família e amigos”, finalizou o presidente.
Redes Sociais