Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara adere a Programa de Integridade Pública Municipal

Câmara adere a Programa de Integridade Pública Municipal

20220407 uvespPrograma da UVESP prevê selo para instituições públicas que fomentarem cultura de integridade

A Câmara Municipal de Hortolândia vai aderir a Programa de Integridade Pública Municipal da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), que tem como parceiros o TC-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o Ministério Público. O presidente do Poder Legislativo, o vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL), recebeu o diretor de novos projetos da Uvesp, Luís Mario Machado dos Santos, o Marinho, para conversar sobre requisitos e sobre o projeto no geral.

O Programa de Integridade surgiu primeiramente para o Governo Federal, e atualmente a Uvesp busca a implantação dele em várias cidades do Estado, tanto em Câmaras municipais, como em prefeituras. O objetivo é aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos para as Prefeituras e Câmaras, além de ter uma maior transparência e controle dos recursos públicos.

O programa prevê um Selo para as instituições que se adéquam aos quatro pilares do programa, que são: Participação Social, Sustentabilidade, Integridade e Transparência. Buscando a qualidade, ética, prevenção a corrupção e controle dos gastos públicos”, explicou o presidente da Câmara.

Segundo Marinho, as instituições se inscrevem no programa e passarão por avaliações e receberão instruções e treinamento para melhorar vários pontos. “São nove meses entre as avaliações, e a Uvesp guiará as instituições para as melhorias necessárias para a obtenção do selo”.

Queremos que a Câmara seja um modelo de gestão, por isso estamos tão interessados em participar desta ação e conseguir o selo, através do aprimoramento dos nossos processos internos”, finalizou Paulão.