Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Debate com juventude por chegar a várias regiões

Debate com juventude por chegar a várias regiões

20211116 camara juventudeAções foram debatidas pelos Poderes Legislativo, Executivo e sociedade civil

Câmara em Debate da última semana discutiu a possibilidade de levar o Poder Legislativo e o Executivo às várias regiões da cidade, dando possibilidade de toda a juventude se conectar e expor suas necessidades. O evento, realizado pela Câmara de Hortolândia, na última quinta-feira (11 de novembro), reuniu lideranças da juventude, de ONGs, coletivos e dos Poderes Legislativo e Executivo, para discutir as necessidades nos jovens da cidade.

Uma juventude engajada e participativa foi o que se viu no Câmara em Debate desde mês. A vontade de fazer a diferença e oferecer qualidade de vida, oportunidades de emprego, estudo de qualidade e lazer foram os principais pontos levantados pelos jovens que compareceram. Uma conversa engajada entre sociedade civil e poderes levou a grandes planos para o futuro. Com a união das ideias, o Poder Legislativo e Executivo começarão a elaborar um programa para acessar toda a juventude, em todas as regiões da cidade, levando os representantes dos poderes para junto dos jovens. “Como muitos jovens não conseguem vir até a Câmara ou a Prefeitura, vamos levar esse debate até eles. É fundamentar irmos até eles para despertar essa juventude, dar oportunidade dos inconformados de se movimentares. Se, pelo menos um resolver agir, esse um pode fazer uma grande diferença para nossa cidade”, comentou o presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL).

Um dos grandes pontos levantados foi a falta de políticas públicas para a juventude, além de espaços de lazer. O diretor de Direitos Humanos da Prefeitura, Fabiano Cavalcante, comentou que a Prefeitura tem desenvolvido muitas ações para a juventude, e a divulgação é feita pelas redes sociais. “Temos coisas interessantes que estão sendo feitas pela Prefeitura, acessem nossas redes sociais e vocês verão. Ainda não é o ideal, mas temos muita coisa que pode ajudar a melhorar a vida e oferecer oportunidades de lazer. A Secretaria de Cultura, por exemplo, preparou uma extensa programação cultural para comemorar o Mês da Consciência Negra, com grandes nomes, como Leci Brandão”, elencou Fabiano.

Outro ponto levantado, é que atualmente tramita na Câmara, um projeto de Lei para a criação da Semana da Juventude na cidade. De autoria do presidente Paulão, ela prevê, que em agosto, sejam realizadas diversas atividades para os jovens da cidade. “Vamos começar a ouvir a população jovem meses antes para poder em agosto, durante a Semana da Juventude, apresentar respostas e ações para o que nos foi passado”, explicou Paulão.

Cursinho Vestibular

O diretor da pasta de Direitos Humanos, Fabiano Cavalcante, anunciou no Câmara em Debate, que o cursinho pré-vestibular gratuito retornará em 2022. Promessa de campanha em 2016 de Ângelo Perugini (morto em abril deste ano, vítima de Covid), o cursinho ajudou estudantes de baixa renda em 2018 e 2019 a ingressaram em universidades públicas. Durante a pandemia as aulas foram suspensas, mas ano que vem retornam.

Juventude com papel fundamental na Emancipação

A juventude teve papel primordial no processo de Emancipação da cidade de Hortolândia. O movimento foi lembrado pelos presentes durante o Câmara em Debate, como os jovens fizeram a diferença e como deram corpo ao processo. “A partir do momento em que a juventude católica e os grupos de jovem entraram no movimento de emancipação foi quando a comissão ganhou vida. Foi a partir daí que fizemos passeatas, movimentos e comícios de conscientização, e conseguimos a emancipação de Hortolândia”, comentou Paulão.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Saúde, Denis André José Crupe, o Secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, o Secretário de Esportes e Lazer, Wilson José Amaral, o presidente do Conselho municipal da Juventude, Daniel Anselmo, os vereadores Carlos Rodrigues de Oliveira, o Carlão do Nova Europa (DEM), Clodoaldo Santos da Silva (MDB), Dionatan Domingues (PSDB), Enoque Leal Moura (MDB), a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Priscila Silvana de Paula Silva, Willian Gabriel do Rotary Club Hortolândia 101, Fábio Nonato da Comunidade São Guido Maria Confort, Gabriel Ganeiro ex-vereador do Parlamento Jovem, Isabela Alves do projeto Caminhos, Rodrigo Maurício do Corpo de Bombeiros e Diego Santos, vice-presidente do Partido Republicanos.