Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereador questiona fiscalização de qualidade de vida de animais

Vereador questiona fiscalização de qualidade de vida de animais

Derli quer saber, da Prefeitura, quais ações são tomadas para garantir vida confortável para animais domésticos e de produção

A busca por informações sobre a qualidade de vida dos animais domésticos e de produção na cidade levaram o vereador Derli de Jesus Athanázio Bueno (MDB) a criar o Requerimento 360, pedindo dados ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) e ao Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (FUMBEA). Apresentado na segunda (9 de agosto) durante a sessão ordinária, o documento foi aprovado e segue agora para o Poder Executivo para respostas.

O assunto sobre bem-estar animal está a cada ano ganhando mais importância nos estudos e pesquisas. Estabelecer padrões aceitáveis de práticas que proporcionem aos animais uma condição de bem-estar é uma questão legal e ética que deve ser cumprida. Ao se tratar de animais domésticos, as pessoas que buscam a companhia de cães, gatos, entre outros, assumem o compromisso ético de desenvolver e manter hábitos e posturas de promoção e preservação da saúde e do bem-estar animal. Em relação aos animais de produção, além do aspecto ético e moral, o produtor deve cultivar um melhor desenvolvimento desses animais, proporcionando um equilíbrio adequado para a vida do animal, resultando em produto de melhor qualidade.

“Há uma diferença entre possuir um animal de estimação e zelar pelo bem-estar dele. Minha preocupação é com a qualidade de vida dos animais domésticos, se a saúde está em boas condições e se ele expressa comportamento natural ou alterado. Aos animais de produção, também se estende este mesmo cuidado: criar animais a partir do conceito moral e ético de tratamento, equilíbrio na alimentação e boas condições de saúde é essencial”, elencou Derli.

O CMPDA tem a finalidade de proteger animais e o FUMBEA tem a finalidade de angariar e aplicar recursos em ações de proteção e bem-estar dos mesmos. Com base nisso o parlamentar elaborou questionamentos sobre as ações feitas pelo Conselho e pelo Fundo, se exite programa de incentivo fiscal às empresas privadas ou pessoas físicas de apoio ao bem-estar animal, sobre valores arrecadados pelo FUMBEA; montante mensal de gastos com ações; e se existem parcerias com empresas públicas ou privadas para o desenvolvimento das atividades do Conselho.

“A cidade de Hortolândia precisa adotar medidas mais eficientes de proteção aos animais, programas de informação à população e parcerias com iniciativas que tenham o mesmo objetivo. Foi com esta intenção que apresentei o Requerimento, para propor futuramente novos programas e projetos”, finalizou o vereador.