Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Patrulha Maria da Penha prevê mais proteção às vítimas

Patrulha Maria da Penha prevê mais proteção às vítimas

20210810 patrulha maria da penhaVereador indicou criação de Patrulha da Guarda Municipal na cidade

Garantir o cumprimento de medidas protetivas a mulheres vítimas de violência é o que prevê o Patrulha Maria da Penha, que teve sua criação indicada pelo vereador Orlando Andretta (PSD) em documento apresentado na sessão desta segunda-feira (9 de agosto). A Indicação nº 1009 indica o estudo da minuta de projeto de lei para possível implantação pelo Poder Executivo.

O aumento da violência contra a mulher, principalmente nessa época de pandemia, e ao não cumprimento de medidas protetivas pelos agressores levaram o vereador a criar a Indicação com Minuta de Projeto de Lei para criação do programa. Melhorar a proteção das mulheres, combatendo qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, sexual ou patrimonial; monitorar cumprimento das normas que garantem a proteção delas e responsabilização dos agressores; promover acolhimento humanizado são os principais pontos da proposta de Orlando Andretta. Ainda tem a instituição de um botão de pânico, onde a vítima poderá acionar imediatamente uma guarnição do projeto para socorro.

Esse projeto proposto vem complementar a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 15 anos esse mês, e foi uma conquista para mulheres, mas acredito que ainda precisamos de outras ações para evitar agressões físicas ou psicológicas para quem denuncia. Essa lei é um conjunto de ações que agregará o Departamento de Direitos Humanos, a Guarda Municipal e Polícia Civil em conjunto com o Judiciário. É um trabalho permanente para proteger e trazer melhora da autoestima a essas mulheres para que possam planejar e conquistar um futuro melhor”, explicou o vereador.

Essa patrulha será montada pela Guarda Municipal de Hortolândia, tendo sempre uma mulher na viatura de atendimento, e com agentes treinados para atender vítimas de violência de maneira humanizada, para que elas se sintam seguras nas denúncias. A proposta ainda prevê cadastramento das vítimas e rondas periódicas em residência e local de trabalho para evitar a aproximação do agressor.