Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Defasagem escolar é questionada por vereador

Defasagem escolar é questionada por vereador

20210810 defasagem escolarProblemas enfrentados pelos alunos durante pandemia são tema de Requerimento

O desenvolvimento dos estudantes do município é uma das preocupações do vereador Aldemir Clemente (Podemos) apresentada no Requerimento 361, aprovado durante a sessão ordinária da Câmara de Hortolândia desta segunda-feira (09 de agosto). Os questionamentos foram elaborados com base nas preocupações apresentadas por pais de alunos ao vereador.

A pandemia trouxe novos desafios para a vida em sociedade. O distanciamento social forçado fez com que a população tivesse que se adequar para continuar em movimento durante fases difíceis e os alunos, que sempre estiveram dentro da sala de aula, tiveram que se comunicar com os professores e colegas de classe exclusivamente pela internet.

A adaptação não foi fácil, principalmente porque a sociedade nunca tinha passado por isso na era moderna. O prejuízo de aprendizagem é gritante na comunidade escolar, e Hortolândia não ficou de fora desse desafio. Por isso o vereador Clemente questionou a Prefeitura sobre como foi o rendimento e aprendizado dos alunos com o ensino a distância, se atendeu às expectativas, como tem sido feita a análise deste aprendizado, além de como será o processo para suprir as dificuldades e a defasagem dos alunos na volta do ensino presencial.

“A educação é o principal pilar que sustenta nossa sociedade. A pandemia e a crise financeira me trouxeram grande preocupação com o ensino de nossas crianças. Conversando com os pais e professores sobre as dificuldades no aprendizado remoto, o que mais me chamou a atenção foi a falta de acesso, de algumas famílias, às tecnologias como: celulares, computadores, tablet e wi-fi. O que distanciou alguns alunos de um dos direitos constitucionais, que é a educação. Diante dessa situação precisamos de ações, para nivelar todos os alunos no mesmo patamar de aprendizado”, comentou o vereador.

O objetivo é conseguir respostas do Poder Executivo para depois elaborar políticas públicas para oferecer aos alunos uma recuperação do que foi perdido por causa da pandemia. “Através do retorno deste requerimento, vamos propor políticas públicas voltadas ao acesso de crianças e adolescentes, principalmente em situação de vulnerabilidade social, a aparelhos de tecnologia”, elencou Clemente.