Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara oferece colaboração ao Conselho de PCDs

Câmara oferece colaboração ao Conselho de PCDs

20210602 pcdEm reunião, Paulão se colocou a disposição para ajudar na elaboração de projetos voltados para a pessoa com deficiência

A Câmara de Hortolândia vai colaborar com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para o desenvolvimento de projetos de lei e aplicativos para celular para oferecer mais infraestrutura, acesso a informação e atendimento mais voltado às necessidades específicas de cada grupo. A proposta foi feita pelo Presidente da Câmara, o vereador Paulão (PL), durante reunião do Conselho, realizado na manhã desta quarta-feira (02 de junho), no auditório do Hortofácil.

A reunião foi realizada para a apresentação dos trabalhos e das dificuldades enfrentadas por todas as secretarias da Prefeitura e dos deficientes e suas famílias, no que tange o desenvolvimento de atividades, educação, saúde e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O objetivo, segundo a presidente do Conselho, Andressa Galdina de Alcântara, era que todos conhecessem o trabalho realizado em cada Secretaria voltado para a Pessoa com deficiência, para que em conjunto pudessem pensar em soluções para integrar melhor os setores e oferecer serviços de qualidade e oportunidades de tratamento, convivência e diagnóstico precoce.

Da Secretaria de Educação, Regina Célia Almeida Shigemoto, falou sobre a importância de oferecer convivência para as pessoas com deficiência fora da idade escolar, pois atualmente não há nada voltado para essa faixa etária e eles continuam alocados no CIER, sendo que poderiam ter acesso a ações mais específicas para o desenvolvimento da convivência e não mais para a educação.

Regina também falou da necessidade de parcerias com entidades para expandir os atendimentos, o que facilitaria muito com o acesso a bons profissionais, pois a prefeitura tem dificuldade de repor alguns deles, e as entidades teriam mais facilidade.

Já Kedma Teixeira Mantedori, da Secretaria de Saúde, falou da necessidade do diagnóstico precoce, de como o acompanhamento de crianças desde seu nascimento em todo seu desenvolvimento, de acordo com a Carteira de Saúde, há maneiras de diagnósticos precoces, e com isso intervenções mais rápidas, garantindo melhores resultados no desenvolvimento das crianças. “Hoje os diagnósticos são tardios e isso sobrecarrega o sistema, que tem que lidar com muitas sequelas das deficiências, e também sobrecarrega os pais, que ficam muito tempo esperando resultados, até fechar um diagnóstico. Tudo se resolve se focarmos na Carteira de Saúde, onde qualquer parâmetro fora do descrito deve ser imediatamente levado a profissionais especializados, garantindo chances de desenvolvimento, e evitando tantas sequelas”, explicou.

Paulão colocou a Câmara a disposição para a discussão de minutas, com base no que foi discutido na reunião, para que sejam levados à Prefeitura para desenvolver Projetos de Lei que atendam as reais necessidades dos PCDs. “Podemos reunir os membros do Conselho, e com a ajuda do nosso Corpo Jurídico, esboçar uma minuta para ser apresentado no Executivo, com ações detalhadas e específicas, que serão certeiras para o desenvolvimento de ações e projetos voltados para cada necessidade das pessoas com deficiência”, comentou Paulão.

Durante a reunião também se falou sobre a necessidade de um Fundo Municipal para PCDs, que, de acordo com a presidente do Conselho, o projeto já existe. “Foram dadas várias ideias, e como Poder Legislativo, podemos oferecer total apoio para o Conselho desenvolver projetos que poderão virar leis e garantir melhorias para essa população”, finalizou.