Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereadores Jovens tomam posse pelo Parlamento Jovem

Vereadores Jovens tomam posse pelo Parlamento Jovem

Cerimônia de diplomação e posse foi realizada no dia 22 de fevereiro na Câmara Municipal

Em uma cerimônia lotada, os jovens parlamentares tomaram posse e foram diplomados pela Justiça Eleitoral, para começarem os trabalhos pelo programa Parlamento Jovem. A festa aconteceu no dia 22 de setembro e contou com a presença de diversas autoridades municipais, além da presença de alunos de várias escolas que participaram para apoiar os novos vereadores nesta jornada.

Realizada na Câmara Municipal, foram diplomados 20 alunos (sendo 3 suplentes) e 17 tomaram posse, para começar os trabalhos já no próximo dia 7 de março, quanto realizam a votação da Mesa Diretora e a primeira sessão ordinária.

A cerimônia foi um marco importante para o Legislativo Hortolandense, que realizou pela primeira vez um projeto como este, de grande relevância e alcance. “Estamos vivenciando um dos momentos mais importantes da história do nosso município, colocando em prática este projeto, que visa a participação dos alunos das escolas da cidade. Com este projeto queremos que os estudantes compreendam a função do Poder Legislativo no meio em que vivemos, colaborando para o desenvolvimento da verdadeira cidadania nos aspectos políticos da sociedade brasileira”, ressaltou o presidente da Câmara, Zaca (PTB).

Os alunos se mostraram bem envolvidos durante todo o processo, e também estão ansiosos para realização dos trabalhos. Lara Monyse Ferreira de Lira, eleita pelo IASP, discursou em nome de todos os vereadores e agradeceu a oportunidade de representar os mais de 12 mil alunos votantes. “Agradecemos por esta oportunidade que nos foi dada de participar deste projeto tão especial, que tem muito a agregar não só a nós, Jovens Parlamentares, mas a cada um dos candidatos, a cada um dos alunos que participaram das votações, às pessoas que estiveram percorrendo este caminho conosco e a cada uma das pessoas que estará sujeira às nossas ações”.

Como na posse convencional, os alunos realizaram o juramento, comandado pela vereadora mais votada entre os 19 eleitos, Isabele Magalhães Batista, da Escola Estadual Dr. Honorino Fabri, e após isso assinaram termo de posse e receberam os diplomas emitidos em parceria entre a Câmara e a Justiça Eleitoral.

Dos 19 alunos eleitos, 2 alunas não compareceram e devido a problemas particulares precisarão renunciar ao cargo, sendo que serão convocadas as suplentes. As alunas Ellen Vieira de Lima, eleita pela Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva, e Kelly Makino Caetano, eleita pela Escola Estadual Cristiane Chaves Moreira Braga, renunciaram ao cargo e serão convocadas a assumir o cargo de parlamentar jovem as alunas Letícia Gonçalves Fonseca, da Escola Estadual Dr. Honorino Fabri, e Beatriz Vitória dos Reis França, da Escola Estadual Jardim Santa Clara do Lago.

Participaram também do evento os vereadores Meirinha (PRP), John Lenon (PDT), Clodoaldo (PSC), DAniel Laranjeira (PSD), Edivaldo (PSD), Eduardo Lippaus (PT), Ceará (PSDB), FRank (DEM), Gervásio (PT), Professor João Pereira (PV), Luiz (PRP), Thiago Mascarenhas (PRB) e Nego (PSD). Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Gomes, o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes, o secretário de Inclusão e Desenvolvimento  Social, Ananias José Barbosa, o Juiz Auxiliar Dr. Leonardo Delfino, representando a juíza diretora do Fórum de Hortolândia, Dra Juliana Ibrahim Guirao Kapor, o diretor do Cartório Eleitoral, Dalberson Bernardino de Almeida, além de representante da deputada federal Ana Perugini e do presidente da ALESP, o deputado estadual Cauê Macris.

Apoio

Um dos maiores projetos já desenvolvidos pela Câmara Municipal de Hortolândia exigiu uma grande movimentação, não só dos funcionários pertencentes à comissão do projeto, mas de assessores de vereadores e também da Secretaria de Educação e do Cartório Eleitoral de Hortolândia. “Temos que agradecer a todos os envolvidos. Os funcionários do Legislativo se desdobraram entre suas funções habituais e os trabalhos intensos do Parlamento Jovem, que exigiu grande dedicação, e sem eles nada disso teria acontecido. Também temos que agradecer aos vereadores, que disponibilizaram seus assessores para que a eleição acontecesse da melhor maneira possível, além da Secretaria de Educação que se mostrou aberta para novas ideias e também ao Cartório Eleitoral, que foi o maior responsável pela eleição, cedendo as urnas eletrônicas, para tornarmos o processo o mais transparente possível”, agradeceu o presidente Zaca.