Página Inicial > Legislaturas > Destaque > Menu Topo > Câmara institui Mês da Conscientização da Fibrose Cística

Câmara institui Mês da Conscientização da Fibrose Cística

Sessão realizada na quarta ainda teve aprovação de outros quatro Projetos

Os vereadores da Câmara de Hortolândia aprovaram Projeto de Lei que prevê a instituição de setembro como o Mês de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. O PL, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Nego (PSD), foi aprovado durante sessão ordinária realizada na última quarta-feira (20 e novembro).

A Fibrose Cística é uma doença genética, crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, atingindo cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo. Ela é uma doença genética grave com maior incidência na infância e pode ser detectada facilmente pelo Teste do Pezinho, realizado entre o 3º e 0 7º dia de nascimento do bebê, e com confirmação através do Teste do Suor, realizado em qualquer idade. A instituição do Mês de Setembro é uma maneira de trazer mais luz a uma doença grave, e que se diagnosticada inicialmente e com o tratamento adequado, o paciente leva uma vida normal. O Projeto de Lei nº 120/2019, ainda dá a cor Roxa para o mês e prevê palestra sobre a importância dos testes, campanhas de divulgação, além de iluminação de prédios com a cor roxa.

Na mesma sessão ordinária ainda foi aprovado o PL nº 174/2019, do Poder Executivo, que prevê transposição de dotação orçamentária no valor de R$ 400 mil. Da Mesa Diretora, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 18/2019, que revoga a Resolução 141/2014. Do vereador John Lenon (PDT), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 8/2019, que concede título de cidadão a Maria Aparecida Alves dos Santos. E por último, foi aprovado o PL nº 142/2019, do vereador Frank (DEM), que dispõe sobre denominação da Rua 16, do Loteamento Parque BellaVille.

registrado em: ,