Página Inicial > Legislaturas > Destaque > Menu Topo > Mãe Nutriz prioriza vínculo de servidoras com bebês na Câmara

Mãe Nutriz prioriza vínculo de servidoras com bebês na Câmara

Instituído através de ato da presidência, programa reduz jornada em 25%

A Câmara Municipal de Hortolândia institui o Programa de Assistência à Mãe Nutriz, em 9 de outubro, através de um Ato da Presidência. O programa busca incentivar o desenvolvimento das crianças através de maior contato com as mães, permitindo que elas estejam mais presentes em suas vidas.

A proposta, que já está em vigor na Casa de Leis, beneficia mães com bebês até 18 meses, concedendo 25% da redução de jornada, após retorno da licença maternidade. Segundo o ato, os objetivos sã incentivar e possibilitar o aleitamento materno durante o período de amamentação, promover a integração da mãe com a criança e oferecer oportunidade e estímulo par ao pleno, natural, seguro e feliz desenvolvimento socioafetivo da criança.

Esta redução de jornada fortalecerá ainda mais o vínculo da mãe com o bebê após o retorno da licença maternidade, que na Câmara é de 180 dias. “Já temos aqui uma licença-maternidade de seis meses, e a criação deste ato visa proporcionar um conforto para as mães com bebês até um ano e meio, facilitando o retorno ao trabalho sem rompimentos definitivos do contato com as crianças. Temos como princípio valorizar as servidoras desta Casa Legislativa, que com a redução de jornada ficam mais satisfeitas para realização de seu trabalho, sabendo que poderão desfrutar de mais tempo com as crianças, e também manter o aleitamento materno por mais tempo, já que a OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza a amamentação até 2 anos de vida”, explicou o presidente da Câmara, Valdecir Alves Pereira, o Nego (PSD).

Atualmente a Câmara tem cinco servidoras cadastradas para o Programa de Assistência a Mãe Nutriz. A auxiliar administrativa Keila Mendes Brito é uma das beneficiadas pelo programa e fala da importância desta nova medida para o desenvolvimento do bebê. “Quando eu retornei, minha filha tinha pouco mais de cinco meses, e esse programa foi uma bênção, pois minha filha não sente tanto a minha ausência. Fiquei mais tranquila para voltar, trabalho mais motivada sabendo que consigo manter a rotina dela do dia a dia com a amamentação e reforçando ainda mais nosso vínculo. Que sensibilidade desta gestão em perceber a importância deste momento, e se compreender a vulnerabilidade da mãe e da criança”, comentou Keila.

registrado em: ,