Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Página Inicial > Base Legal > Destaque > Menu Topo > Mudança prevê isenção de IPTU para Minha Casa Minha Vida
Início do conteúdo da página

Mudança prevê isenção de IPTU para Minha Casa Minha Vida

Alteração no Código Tributário concede às famílias de baixa renda a isenção do imposto

 

Famílias com renda familiar até dois salários-mínimos integrantes do Programa Minha Casa Minha Vida ou de conjuntos habitacionais de interesse social poderão ter isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Hortolândia. A isenção foi aprovada na última segunda-feira (26 de agosto), através do Projeto de Lei Complementar 5/2019, que altera o Código Tributário, mas ainda precisa da sanção da Prefeitura para entrar em vigor.

De autoria do vereador Thiago Mascarenhas (PRB), a proposta visa dar a isenção através de Decreto do Executivo para famílias em vulnerabilidade social, que comprovem a renda familiar igual ou inferior a dois salários-mínimos. A isenção poderá ser concedida através de análise pela Prefeitura de documentação que comprove a renda familiar e também do contrato firmado para a compra do imóvel.

“[o Projeto de Lei] foi elaborado com o intuito de beneficiar diversas famílias de baixa renda, que de outra forma não teriam como arcar com o pagamento do IPTU sem afetar sua já exígua renda. Por outro lado, a presente isenção contribuirá para diminuir a inadimplência, uma vez que, em alguns casos, o valor cobrado do imposto predial urbano é superior ao valor pago corresponde a 12 parcelas do financiamento do imóvel”, relatou o autor na justificativa do Projeto.

Dia sem carro

Também foi aprovado na última segunda o Projeto de Lei 43/2019 que institui o Dia Municipal Sem Carro, a ser comemorado no 1º domingo de Julho. De autoria do vereador Régis da Serralheria (PC do B), a proposta busca conscientização para a importância da busca por meios de locomoção mais sustentáveis.

Mais

Também foram apreciados e aprovadas outras proposituras na última sessão. Em regime de urgência foi aprovado o PL nº 118/2019, do Executivo, que prevê abertura de crédito adicional especial de R$ 3.770.

Do vereador Frank (DEM) foi aprovado o PL nº 28/2019, que faz alteração na Lei 3.507/2018, que dá denominação para praça no Vila Real. Do vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PRP), foi aprovado o PL 47/2019, que dá denominação de Neusa Camargo de Oliveira, para a Rua 10 do Jardim das Figueiras II. Do vereador Zé Geraldo (PDT) foi aprovado o PL nº 53/2019, que estende a denominação de Rua Frederico Alves da Costa ao prologamento da referida rua, entre o Jardim Nova Hortolândia e o Jardim Minda.

Já do vereador Clodoaldo (PSC), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2019, que concede título de cidadã hortolandense a Maria das Dores Taveira Santos. E da vereadora Simone Betini (PDT), foi aprovado PL nº 61/2019, que institui o Dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres “Campanha do Laço Branco”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página