Junho vermelho: a importância de doar sangue
Campanha nacional chama a atenção para a importância das doações de sangue
Começou no último sábado, 01 de junho, o Junho Vermelho, mês de conscientização para a importância da doação de sangue no país. A campanha visa estimular as pessoas a procurarem hemocentros para que os estoques de sangue não caiam muito e prejudiquem os trabalhos em unidades de saúde pelo país, que não diminuem.
Junho, por ser um mês mais frio, é uma época em que há uma queda significativa nas doações de s
angue, por isso a campanha foi instituída pela Lei Estadual nº 16.386 em 15 de março de 2017 e atualmente atinge todo o país. De acordo com matéria da Agência Brasil, várias instituições públicas e privadas, prédios e monumentos históricos em diferentes localidades do país serão iluminados com a cor vermelha durante este mês. Também serão feitas ações especiais durante a semana do Doador de Sangue, comemorada no dia 14.
A campanha se faz necessária pois, através de pesquisa realizada no ano de 2017 pela Eu Dou Sangue, em parceria com o Instituto Datafolha, ficou constatado que 92% dos brasileiros entrevistados disseram que não doaram sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. Os dados também apontara que 39% não sabem seu tipo sanguíneo. “O estudo, que ouviu 2.771 entrevistados em todo o país, mostrou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). Assim como a maioria dos jovens (52%), na faixa dos 16 aos 24 anos, também desconhecem esse aspecto de seu próprio corpo”, relatou a Agência Brasil em sua matéria.
Outro dado apontado pela pesquisa em questão é que, além do clima frio, que contribui para a queda dos estoques de sangue, feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os Hemocentros, que registram 30% de queda na quantidade de bolsas de sangue.
Quem pode doar?
-
Pessoas entre 16 e 69 anos
-
Ter peso acima de 50 quilos
-
Não apresentar anemia em teste feito antes da doação
-
Não estar hipertenso ou hipotenso arterial no momento da doação
-
Não apresentar febre
-
Não estar grávida, nem amamentando crianças menores de 12 meses
-
Não apresentar alterações nos batimentos cardíacos no momento da doação
Procure um hemocentro perto de você e doe sangue, você salva várias vidas!
Redes Sociais