Parlamento Metropolitano
Vereador é eleito Presidente da Frente Parlamentar de Transporte Público e Mobilidade Urbana
O vereador John Lenon (PDT) foi eleito como Presidente da Frente Parlamentar de Transporte Público e Mobilidade Urbana durante a reunião mensal do Parlamento Metropolitano da RMC, em Vinhedo na última sexta-feira (02 de junho). O encontro dos vereadores da região também discutiu a importação da China da Droga Asparaginase para uso em crianças e adolescentes e teve a assinatura de Protocolo de Intenções do Observatório Nacional de Segurança Viária, para que os municípios façam parte do Projeto “Município Laço Amarelo”.
A Frente Parlamentar tem como principais desafios conseguir discutir projetos sobre mobilidade urbana e transporte público que englobem todas as cidades, buscando facilitar o trânsito das pessoas que habitam a Região Metropolitana. “Eu sempre discuti sobre mobilidade e o transporte público em Hortolândia, e sabemos que esses problemas não são de uma só cidade, eles são gerais no país todo. Por vivermos em uma região metropolitana, sem divisões tão visíveis, nossos problemas se fundem, e com a Frente Parlamentar queremos discutir projetos e parcerias, buscar investimentos para ações regionais”, comentou John Lenon.
Uma das principais metas, segundo o presidente, é que os municípios consigam participar das decisões das Concessionárias responsáveis pelas Rodovias que cortam a RMC. “Hoje, qualquer coisa que as concessionárias vão fazer, seja uma obra nova, mudanças em entradas, nada disso passa pela aprovação das cidades envolvidas. É uma via de mão única e queremos mudar isso, queremos fazer parte do processo”, explicou John Lenon.
O transporte ferroviário também é uma meta a ser alcançada. “Além de discutirmos sobre a necessidade de melhoria nos ônibus, que hoje são o único transporte público oferecido, queremos começar discussões e buscar investimentos para trazer para nossa região o trem intermunicipal. Ao formarmos a Frente Parlamentar temos mais voz, trabalhamos em conjunto e vamos agir para que melhoremos o transporte oferecido a nossa população. Com os trens teremos mais uma opção de transporte para a população e o objetivo é melhorar as opções, evitando os gargalos, e os longos congestionamentos no deslocamento na nossa região”.
Trânsito
Além da criação da Frente Parlamentar, outra ação na questão do trânsito tomada na reunião foi a adesão do Parlamento ao projeto “Laço Amarelo”, que luta pela diminuição dos acidentes de trânsito. Tanto a criação da Frente, quanto a adesão ao Laço Amarelo, ocorreram devido a palestra apresentada pelo diretor do Observatório de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, com a apresentação de dados estatísticos sobre acidentes de trânsito na RMC.
Remédio chinês
A reunião do Parlamento foi aberta por uma palestra da oncologista Silvia Brandalise, responsável pelo Boldrini, onde ela pede às autoridades o cancelamento da importação da China do medicamento Asparaginase, utilizado no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. A especialista em câncer infantil explicou que o medicamento não foi testado o suficiente e apresenta sérios riscos à vida destes pacientes.
Até o ano passado, o medicamento vinha através da importação de laboratórios alemães e americanos, que são comprovadamente eficazes, mas no início deste ano, o Ministério da Saúde mudou a importação e agora traz o medicamento da China. Testes com este novo medicamento foram encomendados pelo Centro Boldrini e os resultados foram preocupantes, apontando que 40% do produto está contaminado por proteínas, o que, segundo especialistas, não garante sua eficácia.
Próxima reunião
Os vereadores que compõem o Parlamento se reunião novamente no dia 7 de julho, na Câmara de Santa Bárbara, e debaterão o tema “Coordenação de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento do Estado”.
Redes Sociais